☕ Café com Satoshi #41: A Faria Lima Inteira Numa só API 🔗
Imagina a Faria Lima toda, numa única interface, acessível por qualquer pessoa que tenha um celular, e internet.
Não a avenida em si, mas as coisas que ela oferece. Todas as criaturas que o mercado financeiro dá à luz: desde simples empréstimos até opções - sem burocracia, sem espera pra aprovar cadastro, sem comissão pro corretor.
Poder pedir um empréstimo sem mandar documento nenhum. Trocar de banco sem falar com atendente - melhor ainda, ter quantos bancos quiser, e um app onde dê pra ver tudo consolidado. Comprar qualquer ativo do planeta, com meia dúzia de cliques. Converter entre reais e dólares e euros e rúpias indonésias… na mesma transação 😳
Esta é a promessa das Finanças Descentralizadas (“DeFi”).
Um movimento que tomou a indústria das criptomoedas de assalto, e arrebata talentos dos confins do terceiro mundo, ao alto escalão das maiores instituições financeiras do planeta.
Preparamos um relatório de nível inédito, no Brasil, pra te ajudar a entender:
8 coisas que só dá pra fazer em DeFi;
Os 5 primitivos fundamentais;
Uma linha do tempo em 10 eventos;
Os 40 principais tokens do setor;
Um checklist com 8 passos pra se aprofundar.
➜ CLIQUE PARA ACESSAR O RELATÓRIO 📊
⚠️ Alerta: não meta dinheiro em nada cujas consequências legais/fiscais você não entende! Este é um relatório de tecnologia e mercado. Não tem recomendação de investimento.
🖼️ Por Que #DeFi Não é Só Mais Uma Modinha?
A visão de DeFi permeia o sentimento da comunidade em torno da Ethereum faz tempo. Os primeiros esforços concretos datam de 2016, ainda que o setor só tenha desabrochado mesmo em 2020. Hoje, mais de U$40 bilhões em criptomoedas estão guardados por contratos que provém serviços financeiros descentralizados.
Num dia típico, cerca de 10 bilhões de dólares em stablecoins são transacionados na Ethereum. Estes ativos tem compatibilidade nativa com um leque crescente de produtos, criados tanto por figuras renomadas quanto por desenvolvedores anônimos ao redor do mundo.
Só em protocolos de crédito, ~U$10M são postados diariamente como margem. Liquidam ~U$5M por dia, alimentando (com uma taxa) robôs que competem por oportunidades a partir de servidores em qualquer canto do globo. Boa parte destes robôs é cria de adolescentes menores de idade no Sudeste Asiático.
O principal caso de uso para esse a capital todo é a especulação financeira, pura e simples. Principalmente, demanda por alavancagem.
Mas 2 fenômenos, em particular, são dignos de nota 👇
1. Populações marginalizadas têm tirado proveito de DeFi para gerar renda, acessar crédito, investir e poupar; ascendendo socialmente de forma que não conseguiam fazer há 5 ou 10 anos. A categoria já é materialmente útil pra muita gente.
2. Alguns negócios extremamente lucrativos despontam com operações inteiramente “hospedadas” em contratos autônomos na blockchain da Ethereum. Ainda que algumas atividades sejam subsidiadas pela impressão de tokens (como a originação de empréstimos, na Compound e na Aave), todos estabelecem taxas a ser pagas por usuários, no mínimo para quem provê a liquidez do outro lado. No patamar atual, DeFi como um todo já fatura ~U$ 8M/dia - mais de U$ 2B anualizados.
Com um market cap coletivo de ~$ 66B, é como se o “múltiplo P/E” dado pelo mercado ao setor fosse de ~33 - nada mal, mas também nada explosivo, comparando-se a média entre ações de negócios de tecnologia.
Você acha que DeFi ainda tem espaço pra crescer? Ou vê como bolha, já a ponto de desinflar? Quais protocolos te chamam mais atenção? Deixe seu pitaco e participe da conversa lá no nosso Discord 🎟️
Mas leia o relatório antes! Aprenda o jargão. Compreenda os modelos de negócio. O funcionamento dos protocolos. E, no próximo almoço com os colegas da Faria Lima, solte o assunto na conversa.
Você vai ver como ainda é mais cedo… do que parece.
📚 Dicas de Livros Sobre #DeFi
➡ 📘 Economics and Math of Token Engineering and DeFi (Lisa Tan)
A apresentadora de um dos canais mais didáticos do setor, numa obra impecavelmente lúcida e objetiva.
➡ 📙 The Infinite Machine (Camila Russo)
O relato documental da jornalista mais popular na Ethereum, sobre como “um exército de hackers está construindo uma nova versão da internet”.
➡ 📗 Out Of the Ether (Matthew Leising)
Uma narrativa histórica sobre o roubo épico que faliu o TheDAO e deixou cicatrizes permanentes na Ethereum.
Paradigma.Education
Fale conosco no Discord 💬
Nos siga no Instagram 🌈
No Youtube 🔴
E no Twitter 🐦