☕ Café com Satoshi #32: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Neuralink 🧬
Você está prestes a entrar numa nova era. O mundo não vai mudar fundamentalmente do dia pra noite. Mas a sua percepção dele, talvez sim.
Por décadas, a ideia de implantar computadores no cérebro fascina ficcionistas.
Hoje, às 19:00 de Brasília, a 1ª demonstração pública da Neuralink será conduzida.
Você já ouviu falar na Neuralink?
“Nada mais lhe pertencia, exceto poucos centímetros cúbicos dentro do crânio” - George Orwell, 1984
🔭 O Grande Plano
A Neuralink é um dos projetos de estimação do empreendedor bilionário Elon Musk.
A ideia é simples.
Não seria mais fácil somente pensar em uma pergunta (em vez de teclar ou pronunciar), para que o Google pudesse respondê-la?
Nós já somos seres biônicos. Já optamos pela simbiose com os computadores.
Seu cérebro se lembra de algumas milhares de cenas com “precisão”. Seu celular guarda centenas de milhares, como um HD externo acessível a qualquer hora.
Seu avô se orgulhava da capacidade de citar todas as batalhas que Napoleão vencera. Hoje, você faz o mesmo com um clique no Google.
O principal obstáculo que nos impede de desfrutar de todo o potencial de um casamento máquina-mente é a banda-larga que os separa.
A quantidade de informação que somos capazes de absorver (de um computador) por segundo, e o volume que somos capazes de inputar (em um computador).
Você consegue ler umas 120 palavras por minuto. Nada mal. Mas e se pudesse absorver 1000 palavras por segundo?
Jovens antenados digitam alguns caracteres por segundo no celular. Mas e se pudessem conjurar mentalmente um livro inteiro num piscar de olhos?
💉 Por que um Implante, e Não Algo Externo?
Em bom português, ainda não temos ideia de como seria possível estimular neurônios de forma localizada sem enfiar um chip na cabeça, avizinhado de terminações nervosas. Conseguimos ler atividade cerebral à distância, mas ainda não sabemos como estimulá-la por wi-fi ou bluetooth 😅
🔌 Como ele Conversa com Meus Neurônios?
Essa linha de pesquisa começa lá nos anos 50. Nossos pensamentos se manifestam química e fisicamente como correntes elétricas e hormonais entre sinapses. Elas podem ser quantificadas, e até mesmo modeladas como fluxos de informações binárias por redes cheias de portas lógicas. Não coincidentemente, equivalem à arquitetura a partir da qual construímos computadores. No fundo, os implantes da Neuralink (e similares) são eletrodos que leem e estimulam correntes elétricas em regiões específicas do cérebro.
🎓 O Que Dizem os Especialistas?
Diziam que pousar um foguete retornando do espaço era inviável. Juravam que o COVID não era nada; depois, que mataria meio mundo. Neste caso, uma das desconfianças consensuais diz respeito à gliose: formação de placas em torno de eletrodos implantados que em muitos experimentos “inutiliza-os” depois de algumas semanas. Entre ficcionistas e futurólogos, também há indícios de ceticismo latente.
👼 Os Primeiros Passos
Musk é viciado em negócios eticamente polêmicos.
Carros autônomos em estradas interestaduais. Túneis subterrâneos em megalópoles. Viagens comerciais para o espaço. Implantes cerebrais.
Antes de começar a servir clientes, é preciso dialogar com um sem-fim de agências regulatórias - e atrair a opinião pública para seu lado.
Não duvido que Musk quisesse lançar logo de cara um app “amplificador de inteligência", mas o 1º produto da empreitada tem propósitos médicos. Aos quais é difícil uma pessoa sã se opôr.
O piloto da companhia visa ensinar pacientes com disfunções motoras a controlar interfaces digitais (celular, computador) com o poder da mente.
Soa muito como ficção científica. Mas dizem por aí que “o único jeito de prever o futuro é inventá-lo”.
🧞 Promessas versus Entregas
Afinal de contas… o quanto da narrativa por trás da Neuralink é hype… e o quanto é realidade?
Críticos do empreendedor megalomaníaco têm uma gaveta recheada de memórias sobre ocasiões em que Elon passou vergonha.
A mais recente foi a apresentação do Cybertruck. O vidro ultrarresistente da caminhonete se estilhaçou ao primeiro impacto, ao vivo, pro mundo todo.
Antes disso, o próprio anúncio público do projeto da Neuralink já fora um tanto quanto decepcionante.
Eis algumas coisas que a Neuralink provavelmente não vai conseguir fazer tão cedo:
Ler pensamentos “não-processados” - em oposição àqueles formulados e “prontos para serem falados”. Hipotetiza-se que grande parte do que flui pelo hemisfério direito do nosso cérebro é uma sopa informacional ininteligível. Leia sobre o loop fonológico de Broca/Wernicke.
Te fazer absorver mais do que 41 bits / segundo de carga informacional. Leia sobre o limite de Shannon. Mais do que isso, e, teoricamente, é como forçar comida ainda não mastigada através do seu sistema digestivo.
Te tornar mais “inteligente”. Os implantes devem facilitar o acesso a montanhas de dados. E aumentar a velocidade de resposta a eles. Mas velocidade não é inteligência. E dados todos nós já temos acesso de sobra.
🤖 O Significado de Longo Prazo
Pois bem, vejamos o outro lado da moeda. Aqui vão algumas coisas que a Neuralink pode sim realizar no curto prazo:
Transformar fundamentalmente a vida de pacientes com um leque de desordens neuronais severas. De maneiras que ainda é difícil de imaginar.
Em certo ponto, introduzir pensamentos “não-processados” nas correntes elétricas entre neurônios. De modo que não se consiga rastrear mentalmente a origem deles. Um misto de A Origem & Black Mirror.
Demonstrar que o limite de Shannon é uma feature, e não um bug, do nosso cérebro.
Dar origem a um dos maiores arrependimentos morais da história da ciência. Este tipo de tecnologia deve ser implementada localmente, e não em rede. A integração com um sistema em nuvem pode semear um cenário distópico de vigilância e controle mental.
Ressignificar a indústria dos videogames. Pense: num cenário de massificação da Neuralink, videogames são a própria definição de insanidade. Pessoas, lugares e coisas surgindo na sua cabeça, te incentivando a agir. Você conseguiria distinguir entre uma partida e uma situação “de verdade”?
📚 Dicas de Leitura Para o Fim de Semana
➡ 🔬 An Integrated Brain-Machine Interface Platform with Thousands of Channels (Elon Musk)
O paper “inaugural” do Elon, de 2019, que descreve a tecnologia, a máquina e o processo de implante por trás da Neuralink.
➡ 👨🌾 Dreams of a Peasant (Artuhr Hayes)
Um ensaio ácido e extremamente bem escrito pelo CEO da BitMex. Sobre as fontes de demanda e oferta para cripto-crédito. Contém opiniões polêmicas sobre #DeFi.
“I lack access to nightclubs and most other forms of revelry; therefore, I decided to become a crypto peasant. I’m farming the latest and greatest shitcoin DeFi projects”.
➡ 🧙 Neuralink and the Brain’s Magical Future (Wait But Why)
Uma explicação ilustrada que se lê mais fácil que Gibi da Mônica. Obra da sempre impecável Wait But Why - dona do 2º melhor estilo de ilustração da internet. Vai te custar uns 15 minutos, mas sua visão sobre o tema jamais será a mesma.
Paradigma Education
🎓 Curso grátis de Bitcoin: www.7DiasDeBitcoin.com.br
📸 Instagram: @paradigma.education
🏠 Mais dados: Paradigma.education